Cesária Évora (1941 - 2011) - A Diva da Morna e Coladeira

 Cesária Évora (1941 - 2011) - A Diva da Morna  e Coladeira


Nascida em Mindelo, Ilha São Vicente, em Cabo Verde, é a cantora de maior reconhecimento internacional do país, também conhecida pelo apelido de Cize, e lembrada como “A diva dos pés descalços”.

Pertencente a uma família e a um ambiente musical, desde cedo ela começou a cantar em bares e hotéis e, com a ajuda de músicos locais, ganhou maior notoriedade em Cabo Verde com a interpretação de mornas e coladeiras, sendo proclamada a “Rainha da Morna” cabo-verdiana.

Nos anos 1980, após um período de dificuldades pessoais e envolvimento com o alcoolismo, foi selecionada pela Organização das Mulheres Cabo-verdianas para ser enviada a Portugal e gravar várias músicas de uma compilação em 1986. Encorajada pelo cantor e empresário cabo-verdiano Bana, deu início à sua carreira internacional, com apresentações, além de Portugal, nos Estados Unidos e em Paris, onde gravou o álbum La diva aux pieds nus (A diva dos pés descalços), porque era assim que ela se apresentava nos palcos.  Aclamado pela crítica, este álbum contribuiu para que ela se firmasse no cenário artístico como uma estrela internacional aos 47 anos de idade.


Entre os anos 1965 e 2011 ela gravou vinte e cinco álbuns distribuídos em diversos países. No início do século XXI recebeu diversos prêmios, como o Grammy de melhor álbum de world music e a medalha da Legião de Honra pelo Ministério da Cultura da França.  O filme-documentário Tchindas, dirigido por Pa Garcia Pérez e Lara e Mar Serena em 2015 é um registo visual de sua trajetória artística e pessoal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Musicas de Cabo Verde e seus gêneros - Alguns Artistas

Carnaval de São Vicente - a maior atração turística da ilha